segunda-feira, 26 de maio de 2014

Apetite, comer de 3 em 3 horas ou quanto tenho fome?

Tenho visitado muitos blogs que têm citado uma vertente muito antiga, a qual afirma que "devemos comer quando temos fome, já que nosso corpo é uma máquina inteligente", e que comer de 3 em 3 horas seria maléfico ao nosso organismo, já que estragaria nosso "ciclo natural e fisiológico do organismo".

Bom, isso me deu idéia para este post, para conversarmos sobre os vários fatores que alteram o apetite e o porque seguir esta antiga vertente pode não ser a melhor alternativa em questão de saúde.

Primeiro, que realmente o corpo humano é a máquina mais inteligente e bem feita que já existiu na Terra, todos nossos sistemas são integrados e funcionam em conjunto, e isso nos leva à segunda parte, se ele funciona em conjunto, um sistema interfere no outro, e o que vamos citar hoje é o sistema nervoso e nossos hormônios que afetam diretamente nosso apetite.

Cada pessoa tem sua programação biológica genética, e assim cada organismo responde de uma maneira aos estímulos diários, por exemplo, algumas pessoas ficam ansiosas e devoram barras de chocolate, quitandas, balas, tortas, salgadinhos, e etc. Outras, como no meu caso, quando ficam ansiosas, perdem o apetite, podendo ficar horas sem comer.


Por vezes não precisamos nem estar ansiosos, quantas vezes você esteve tão entretido com suas atividades que simplesmente esqueceu de comer? Estava triste, e comeu aquele chocolate. Além desses estados psicológicos, algumas pessoas utilizam medicamentos que também alteram o apetite, para mais ou para menos.

Enfim, são inúmeros fatores que podem afetar seu apetite ao longo do dia, e alterando-o para mais ou para menos, de qualquer maneira seu organismo vai sofrer com isso se você não souber lidar. 

Vamos supor que você deixou de comer durante um bom tempo (seja por qual motivo for, ansiedade, tristeza, distração), seu organismo entra em estado de hipoglicemia, que é quando nosso nível de açúcar sanguíneo está baixo, isso aumenta o nível do hormônio Cortisol, o "hormônio do estresse",  o  conhecido pela sua função catabólica (perda de massa muscular), além de acúmulo de gordura abdominal à lentidão do metabolismo.

Bom, mas não é só isso, quando se fica sem comer por tempo prolongado, além do aumento do Cortisol, temos ao mesmo tempo, a diminuição da Seratonina, aquele hormônio da felicidade, já percebeu que algumas pessoas ficam insuportáveis quando estão com fome? Então, aí está o motivo. Com a diminuição da seratonina, além do mau humor típico, há aumento da ansiedade e aumento do apetite. Entramos em um ciclo!

Quando você come com essa freqüencia, você não tem picos de fome, isso evita aqueles pratos e lanches de pedreiro, evita o acúmulo de gordura abdominal por cortisol, evita que seu metabolismo fique lento
 e evita o mau humor por fome. Ou seja, preferencialmente coma de 3 em 3 horas, seu organismo, você e quem está por perto agradece! rs


Nenhum comentário:

Postar um comentário