quarta-feira, 21 de maio de 2014

Treinamento de força, emagrece?

Muitos acreditam que apenas o exercício aeróbico (corrida, jump, step) emagreça, mas o treinamento de força (a musculação) é uma situação onde o corpo está submetido à um estresse, no qual ele precisa gastar muita energia para exercer força em diferentes músculos, quando pratica-se atividade física o corpo precisa de mais oxigênio e nutrientes para suprir as necessidades dos músculos antes não músculos mobilizados, dessa maneira a taxa metabólica basal aumenta, proporcionando um aumento significativo no gasto de energia pós-exercício, e esse gasto de energia aumentado concomitante à uma dieta adequada, auxilia a perda de peso sim.


Uma desvantagem das atividades físicas aeróbicas (corridas, jump, step, etc) é que as pessoas obesas, ao se submeterem à exercícios mais intensos, como a corrida, podem sobrecarregar suas articulações, podendo gerar entre outras doenças articulares.

Um motivo pelo qual o treinamento com pesos parece ser importante para o controle do peso é que há indicações de que o exercício com pesos cause dramática elevações no lactato sangüíneo, catecolaminas e hormônios anabólicos (responsáveis por ganho de massa muscular). E a elevação dessas substâncias no organismo pode levar algumas horas para se cessar, e assim mantendo a taxa metabólica de repouso elevada por aproximadamente por 15 horas. Com essa taxa metabólica elevada o organismo utiliza a gordura como substrato energético durante este período.

Então galera, o treinamento de força provoca mudanças na composição corporal, no desempenho motor, na força muscular e na estética corporal (além da óbvia perda de peso, há melhora na postura) e principalmente na taxa metabólica basal. Treinamento de força auxilia no emagrecimento sim!

Referências utilizadas neste post:

Nenhum comentário:

Postar um comentário