segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Banha de porco, faz mal à saúde?

Essa polêmica ganhou minha atenção quando vi uma postagem falando que : "sua avó estava certa, a banha de porco é ótima, só olhar para elas e veremos a longevidade".


E você pode pensar o mesmo, porque diabos hoje todos nutricionistas e médicos falam mal da banha de porco, sendo que nossos avós a consumiam e estão gozando de ótima saúde? E não era só a banha de porco não, eles consumiam também doces, vários deles: de leite, de laranja, de abóbora, cocada, etc!

Nossos avós consumiam banha de porco, porém, o trabalho deles era em sua esmagadora maioria braçal. Ou seja, a gordura de porco, apesar de calórica, servia de energia para essas atividades de lavouro, assim ela era gasta e não armazenada no organismo.



A gordura de origem animal, tem por tendência, aderir às artérias, formando placas que com o tempo, podem entupi-las definitivamente.

Já reparou o número de casos de idosos que vemos que hoje em dia, que farão ou já fizeram a operação para "ponte de safena"? Muitas vezes os idosos estão acostumados à aquele padrão alimentar e continuam a consumir pratos gordurosos, mas como o padrão de vida também mudou e eles também tornaram-se sedentários, essa gordura acaba se acumulando.

Nossa realidade hoje em dia é completamente diferente, hoje a humanidade tem um problema novo de saúde, a obesidade! Temos uma epidemia de sedentarismo.

Em uma refeição em um fast food com hamburguer e milk shake chegamos fácil a 1200 kcal, e essas calorias ao menos por grande parte da população não será gasta facilmente.


Por fim, para a sua vó que trabalhava pesado no campo, a banha de mal não fazia mal porque essa gordura era gasta, mas você que trabalha o dia todo sentado (a), que ainda não conseguiu se livrar dos fast foods e churrascos com picanha, que faz um enorme sacrifício para conseguir 2 horas para uma caminhada ou ir pra academia (quando consegue), acha mesmo que vale a pena acrescentar essa fonte de gordura saturada na sua dieta?

Pense sempre na conta, se você está ingerindo mais calorias do que está gastando, você ganhará peso, porque essas calorias em excesso serão transformadas em tecido adiposo. 

Saúde é uma questão de equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário