domingo, 21 de setembro de 2014

Dieta HCG

As novidades parecem que nunca acabam, todo dia nasce uma proposta de dieta milagrosa no mundo afora, mas essa novidade pra mim foi um pouco perturbadora por usar um hormônio em específico.

Alguém já ouviu falar de uma tal de "Dieta HCG"?

Pra quem não conhece o HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) é um hormônio produzido pela placenta durante a gravidez, unicamente produzido nesse momento pelo organismo da mulher, aliás, é presença desse hormônio que os testes de gravidez procuram, seja o de farmácia (urina) ou o de sangue. O HCG manda uma mensagem ao hipotálamo (região do cérebro que "cuida" do metabolismo) para usar reservas de gordura na gravidez, ou seja, a gordura corporal da mulher nutriria a placenta e consequentemente, o feto.

Material fornecido para aplicação do hCG

A dieta de HCG combina 3 injeções diárias do hormônio com uma dieta  de apenas 500 calorias por 26 dias. Você pode perder de 450g a 1,3kg por dia.

Fica claro para mim que essa perda de peso absurda se dá principalmente não pelo hormônio, mas sim pela incrível restrição calórica, que é perigosa e danosa ao organismo. Uma alimentação de 500 calorias por dia é uma dieta extremamente restritiva. Na verdade, não são calorias suficientes para suportar a função normal do cérebro.  Seu corpo irá compensar a falta de calorias usando estoques de glicogênio, proteínas (músculo) e alguma gordura.

As mulheres que fazem esse tratamento, podem desenvolver a síndrome da super estimulação ovariana, com náuseas, retenção de liquido (inchaço), dor pélvica e outros sintomas. Essa dieta tem sido muito debatida no Brasil e no exterior, devido aos perigos que trás consigo.

Uma coisa sempre importante a se considerar quando encontrar essas dietas milagrosas de "perca 1 kg por dia" é: "Vou conseguir manter esse peso baixo por quanto tempo?". Porque no final das contas, lesar seu organismo dessa maneira, expondo a um hormônio tão poderoso quanto único, vai valer a pena?
Efeito sanfona

O bom mesmo continua sendo emagrecer com saúde, aprender a comer bem não simplesmente por estética, mas sim por bem estar e para a vida toda, e não viver de efeito sanfona, gastando dinheiro de dieta em dieta e prejudicando seu corpo.

Por fim... desconfie sempre das dietas milagrosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário